sexta-feira, 13 de junho de 2014

5.3.1 - SÍNTESE DOS OBJETIVOS DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - ENSINO FUNDAMENTAL - 9º ANO



Educação Artística



Levar o aluno a:
  • expressar, por meio das atividades artísticas, as vivências emocionais;
  • adquirir e desenvolver a habilidade de distinguir cor, forma, dimensão e espaço;
  • conceituar logotipo e conhecer exemplos criados por desenhistas brasileiros;
  • identificar diferentes tipos de símbolos;
  • desenvolver a habilidade de descobrir e apreciar os valores estéticos;
  • introduzir elementos de geometria como suporte para as composições plásticas;
  • desenvolver e apreciar os valores éticos, morais e estéticos;
  • reproduzir gravuras através da percepção espontânea e dirigida;
  • obter formas positivas e negativas;
  • organizar composições de acordo com as características dos diferentes movimentos da História da Arte.


História


Levar o aluno a:
  • identificar a expansão da Revolução Industrial;
  • caracterizar o capitalismo financeiro e monopolista;
  • identificar as principais correntes ideológicas surgidas nessa época;
  • caracterizar a restauração absolutista;
  • caracterizar os choques entre liberais e absolutistas;
  • identificar os motivos que levaram às revoluções liberais na França;
  • conhecer as raízes da "paz armada";
  • conhecer os motivos que levaram ao colonialismo no século 19;
  • caracterizar neocolonialismo;
  • identificar os domínios europeus na África e na Ásia;
  • conhecer os efeitos do Imperialismo;
  • conhecer o cenário da Guerra: a Primeira Grande Guerra;
  • identificar os motivos que levaram à Primeira Grande Guerra Mundial;
  • reconhecer a política expansionista da Alemanha como importante fator para a guerra;
  • identificar os efeitos da guerra;
  • identificar os principais conflitos da Guerra Fria.


Língua estrangeira – Inglês


Levar o aluno a:
  • identificar tempos verbais;
  • elaborar questões diretas e indiretas;
  • identificar e aplicar os auxiliares corretamente;
  • adquirir gradativamente estruturas básicas da língua inglesa;
  • a correta pronúncia e entonação frasal;
  • compreensão de textos em Inglês;
  • adquirir conceitos versus vivência de ética, moral e conscientização geral para a formação da cidadania;
  • tornar-se um ser consciente e participativo;
  • o contato com uma nova cultura, demonstrando, com atividades práticas relacionadas à sua vivência, a importância da língua inglesa, considerada hoje como um instrumento de comunicação universal.
  • tornar-se um ser consciente e participativo.
  • ampliar seus conhecimentos relativos à organização funcional do ambiente por meio da identificação dos fenômenos e outros componentes ambientais, suas interações, com destaque para o papel do Homem;
  • analisar as características e propriedades dos componentes ambientais;
  • compreender e utilizar conhecimentos relativos à promoção da saúde;
  • investigar problemas e analisar as soluções encontradas.


Ciências


Levar o aluno a:
  • ampliar seus conhecimentos relativos à organização funcional do ambiente por meio da identificação dos fenômenos e outros componentes ambientais, suas interações, com destaque para o papel do Homem;
  • analisar as características e propriedades dos componentes ambientais;
  • compreender e utilizar conhecimentos relativos à promoção da saúde;
  • investigar problemas e analisar as soluções encontradas.

Matemática


  • Permitir a descoberta de princípios matemáticos como a equivalência, decomposição, a igualdade, a desigualdade e a compreensão da estrutura do sistema de numeração decimal.
  • Favorecer o desenvolvimento da criatividade, da capacidade para tomar decisões e de atitudes de segurança para resolver problemas numéricos do cotidiano.


Língua Portuguesa


Levar o aluno a:
  • refletir sobre o tema da unidade;
  • motivar o aluno em seus valores, sua relação com a vida, seus sentimentos de onipotência, suas contradições;
  • desenvolver estratégias de leitura: tradução de símbolos;
  • aprimorar a leitura oral, exercitando-a a partir de orientações sobre entonação e ênfase;
  • debater temas propostos pelos textos desenvolvidos;
  • produção de textos;
  • conhecer, identificar e empregar adequadamente o pronome relativo.

Geografia



Levar o aluno a:

  • perceber que o mundo está em contínua transformação;
  • identificar as mudanças econômicas;
  • compreender os mesmos contrastes entre os homens da Terra.