sexta-feira, 13 de junho de 2014

5.3.1 - Síntese dos Objetivos dos Conteúdos Programáticos - ENSINO FUNDAMENTAL - 9º ANO


5.3 - Síntese dos Objetivos dos Conteúdos Programáticos

5.3.1 - Ensino Fundamental 

9° ano

Educação Artística

Levar o aluno a:
- expressar, por meio das atividades artísticas, as vivências emocionais;
- adquirir e desenvolver a habilidade de distinguir cor, forma, dimensão e espaço;
- conceituar logotipo e conhecer exemplos criados por desenhistas brasileiros;
- identificar diferentes tipos de símbolos;
- desenvolver a habilidade de descobrir e apreciar os valores estéticos;
- introduzir elementos de geometria como suporte para as composições plásticas;
- desenvolver e apreciar os valores éticos, morais e estéticos;
- reproduzir gravuras através da percepção espontânea e dirigida;
- obter formas positivas e negativas;
- organizar composições de acordo com as características dos diferentes movimentos da História da Arte.

História

Levar o aluno a:
- identificar a expansão da Revolução Industrial;
- caracterizar o capitalismo financeiro e monopolista;
- identificar as principais correntes ideológicas surgidas nessa época;
- caracterizar a restauração absolutista;
- caracterizar os choques entre liberais e absolutistas;
- identificar os motivos que levaram às revoluções liberais na França;
- conhecer as raízes da "paz armada";
- conhecer os motivos que levaram ao colonialismo no século 19;
- caracterizar neocolonialismo;
- identificar os domínios europeus na África e na Ásia;
- conhecer os efeitos do Imperialismo;
- conhecer o cenário da Guerra: a Primeira Grande Guerra;
- identificar os motivos que levaram à Primeira Grande Guerra Mundial;
- reconhecer a política expansionista da Alemanha como importante fator para a guerra;
- identificar os efeitos da guerra;
- identificar os principais conflitos da Guerra Fria.

Língua estrangeira – Inglês

Levar o aluno a:
- identificar tempos verbais;
- elaborar questões diretas e indiretas;
- identificar e aplicar os auxiliares corretamente;
- adquirir gradativamente estruturas básicas da língua inglesa;
- a correta pronúncia e entonação frasal;
- compreensão de textos em Inglês;
- adquirir conceitos versus vivência de ética, moral e conscientização geral para a formação da cidadania;
- tornar-se um ser consciente e participativo;
- o contato com uma nova cultura, demonstrando, com atividades práticas relacionadas à sua vivência, a importância da língua inglesa, considerada hoje como um instrumento de comunicação universal.
- Tornar-se um ser consciente e participativo.

Ciências
Levar o aluno a:
- ampliar seus conhecimentos relativos à organização funcional do ambiente por meio da identificação dos fenômenos e outros componentes ambientais, suas interações, com destaque para o papel do Homem;
- analisar as características e propriedades dos componentes ambientais;
- compreender e utilizar conhecimentos relativos à promoção da saúde;
- investigar problemas e analisar as soluções encontradas.

Matemática
Permitir a descoberta de princípios matemáticos como a equivalência, decomposição, a igualdade, a desigualdade e a compreensão da estrutura do sistema de numeração decimal.
Favorecer o desenvolvimento da criatividade, da capacidade para tomar decisões e de atitudes de segurança para resolver problemas numéricos do cotidiano.

Língua Portuguesa
Levar o aluno a:
- refletir sobre o tema da unidade;
- motivar o aluno em seus valores, sua relação com a vida, seus sentimentos de onipotência, suas contradições;
- desenvolver estratégias de leitura: tradução de símbolos;
- aprimorar a leitura oral, exercitando-a a partir de orientações sobre entonação e ênfase;
- debater temas propostos pelos textos desenvolvidos;
- produção de textos;
- conhecer, identificar e empregar adequadamente o pronome relativo.

Geografia
Levar o aluno a:
- perceber que o mundo está em contínua transformação;
- identificar as mudanças econômicas;


- compreender os mesmos contrastes entre os homens da Terra.