sexta-feira, 13 de junho de 2014

5.3.1 - SÍNTESE DOS OBJETIVOS DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - ENSINO FUNDAMENTAL - 7° ANO



Ciências

Levar o aluno a:
  • conhecer a célula como elemento fundamental dos seres vivos;
  • conhecer a diferença entre célula vegetal e célula animal;
  • conhecer os agrupamentos dos seres vivos;
  • conhecer os vários ambientes em que vivem os seres vivos;
  • conhecer a água salgada enquanto o maior ecossistema aquático;
  • conhecer a água doce e sua organização em paradas e correntes;
  • conhecer a quantidade, variedade e diversidade de animais e plantas;
  • conhecer a organização dos animais e vegetais, em função das diferenças e semelhanças que possuem.

Língua estrangeira – Inglês

Levar o aluno a:
  • identificar os tempos verbais;
  • identificar e aplicar os auxiliares corretamente;
  • aquisição gradativa de estruturas básicas da língua inglesa;
  • pronunciar corretamente e correta entonação frasal;
  • compreender textos em Inglês;
  • o contato com uma nova cultura, demonstrando, com atividades práticas relacionadas à sua vivência a importância da Língua Inglesa, considerada hoje como instrumento de comunicação.

Educação Física

Fazer com que o aluno:
  • desenvolva o pensamento operatório formal;
  • aprimore as capacidades físicas e habilidades motoras;
  • demonstre desenvoltura, segurança e coordenação na execução das atividades físicas propostas;
  • estabeleça seu próprio programa de desenvolvimento de condição física e motora;
  • utilize adequadamente os fundamentos na prática do jogo;
  • pratique conscientemente o jogo;
  • aceite as disputas como elementos da disputa e não como uma atitude de rivalidade frente aos demais;
  • compreenda discutindo e estabelecendo relações entre as atividades esportivas e as danças, como fatos históricos, sociais e políticos;
  • apresente alternativas teóricas/práticas para a solução de problemas de tática esportiva;
  • demonstre atitudes de cooperação, solidariedade e autonomia;
  • execute atividades associadas a diferentes ritmos e coreografias;
  • utilize adequadamente as horas de lazer;
  • participe efetivamente das atividades extra-classe;
  • apresente hábitos posturais consolidados;
  • conheça e distinga claramente os históricos das modalidades esportivas;
  • utilize claramente as palavras de cortesia;
  • conheça e utilize o material e uniforme adequados;
  • mantenha e divulgue o conhecimento do bom andamento;
  • discuta criticamente a sua participação nas atividades;
  • amplie seu auto-conhecimento;
  • participe ativamente dos projetos transversais;
  • desenvolva seus aspectos críticos e auto-críticos;
  • respeite a si e ao outro (limites corporais, desempenho, interesse biotípico, gênero, classe social, habilidades, erros).

Geografia

  • fazer o aluno compreender porque o Brasil é um país de terceiro mundo, sendo riquíssimo, tanto no extrativismo mineral quanto no vegetal;
  • destacar a evolução industrial no sudeste brasileiro e sua integração com as demais regiões;
  • levar o aluno a compreender o porque dos movimentos migratórios internos;
  • esclarecer aos alunos as diferenças que há entre as regiões e o que propicia tais diferenças;
  • passar ao aluno as diferenças que há no potencial hídrico brasileiro e no que isso implica;
  • mostrar ao aluno que a distribuição de renda é mal feita e isso causa as grandes disparidades das classes sociais;
  • levar o aluno a perceber que os tipos de climas existentes interferem nos tipos de vegetação.

Educação Artística

Levar o aluno a:
  • conhecer e trabalhar linhas em geometria;
  • observar as diferentes expressões fisionômicas;
  • observar a natureza;
  • identificar e traçar ovais;
  • conceituar desenho animado e conhecer uma técnica artesanal de fazê-lo;
  • conceituar logotipo e conhecer exemplos criados por desenhistas brasileiros;
  • introduzir elementos de geometria como suporte para as composições plásticas;
  • conhecer os principais polígonos;
  • conhecer famílias de letras em catálogos de empresas de composição;
  • observar as diferentes possibilidades de trabalho com recorte e colagem;
  • conceituar e identificar diferentes tipos de ilustração;
  • reconhecer a importância da ilustração na literatura;
  • reconhecer o jornal da escola como importante veículo de intercâmbio cultural;
  • identificar cores-luz e cores-pigmento opacas e transparentes;
  • identificar a cor como um dos mais importantes elementos da comunicação;
  • conceituar comunicação visual e identificar seus elementos;
  • conceituar e conhecer as harmonias básicas das cores.

Matemática

  • Apoiar os alunos oferecendo-lhes propostas de ensino mais atualizado e sugestões de atividades que possibilitem ao processo ensino-aprendizagem realizar-se de forma natural e eficiente.
  • Auxiliar no desenvolvimento de um planejamento prático que permita estabelecer objetivos de acordo com o conteúdo e as atividades propostas


Língua Portuguesa/Produção de Texto

Levar o aluno a reconhecer as diferentes unidades significativas que compõem uma palavra e:
  • reconhecer famílias de palavras;
  • produzir textos;
  • produzir crônicas;
  • grafar e acentuar;
  • pontuar;
  • conhecer o emprego do verbo;
  • classificar pronomes.

História

Levar o aluno ao entendimento de:
  • caracterizar as transformações ocorridas na agricultura européia durante a Baixa Idade Média;
  • renascimento urbano; fatores da expansão comercial européia dos séculos 14 e 15; mostrar o papel relevante de Portugal na expansão marítima, destacar os fatores do pioneirismo português na expansão marítima européia; mostrar as principais características das comunidades indígenas do Brasil; contato entre a cultura européia e as culturas indígenas; relacionar as medidas tomadas pela Coroa portuguesa para o Brasil; submissão e destruição das culturas asteca e inca; relacionar a colonização do Brasil com a conjuntura econômica e as estruturas de poder.

Educação Física

Fazer com que o aluno:
  • desenvolva o pensamento operatório formal;
  • aprimore as capacidades físicas e habilidades motoras;
  • demonstre desenvoltura, segurança e coordenação na execução das atividades físicas propostas;
  • estabeleça seu próprio programa de desenvolvimento de condição física e motora;
  • utilize adequadamente os fundamentos na prática do jogo;
  • pratique conscientemente o jogo;
  • aceite as disputas como elementos da disputa e não como uma atitude de rivalidade frente aos demais;
  • compreenda discutindo e estabelecendo relações entre as atividades esportivas e as danças, como fatos históricos, sociais e políticos;
  • apresente alternativas teórico-práticas para a solução de problemas de tática esportiva;
  • demonstre atitudes de cooperação, solidariedade e autonomia;
  • execute atividades associadas a diferentes ritmos e coreografias;
  • utilize adequadamente as horas de lazer;
  • participe efetivamente das atividades extraclasse;
  • apresente hábitos posturais consolidados;
  • conheça e distinga claramente os históricos das modalidades esportivas;
  • utilize claramente as palavras de cortesia;
  • conheça e utilize o material e uniforme adequado;
  • mantenha e divulgue o conhecimento do bom andamento;
  • discuta criticamente a sua participação nas atividades;
  • amplie seu autoconhecimento;
  • participe ativamente dos projetos transversais;
  • desenvolva seus aspectos críticos e autocríticos;
  • respeite a si e ao outro (limites corporais, desempenho, interesse biotípico, gênero, classe social, habilidades, erros).