Levar o aluno a:
- conhecer a célula como elemento fundamental dos seres vivos;
- conhecer a diferença entre célula vegetal e célula animal;
- conhecer os agrupamentos dos seres vivos;
- conhecer os vários ambientes em que vivem os seres vivos;
- conhecer a água salgada enquanto o maior ecossistema aquático;
- conhecer a água doce e sua organização em paradas e correntes;
- conhecer a quantidade, variedade e diversidade de animais e plantas;
- conhecer a organização dos animais e vegetais, em função das diferenças e semelhanças que possuem.
Língua estrangeira – Inglês
Levar o aluno a:
- identificar os tempos verbais;
- identificar e aplicar os auxiliares corretamente;
- aquisição gradativa de estruturas básicas da língua inglesa;
- pronunciar corretamente e correta entonação frasal;
- compreender textos em Inglês;
- o contato com uma nova cultura, demonstrando, com atividades práticas relacionadas à sua vivência a importância da Língua Inglesa, considerada hoje como instrumento de comunicação.
Educação Física
Fazer com que o aluno:
- desenvolva o pensamento operatório formal;
- aprimore as capacidades físicas e habilidades motoras;
- demonstre desenvoltura, segurança e coordenação na execução das atividades físicas propostas;
- estabeleça seu próprio programa de desenvolvimento de condição física e motora;
- utilize adequadamente os fundamentos na prática do jogo;
- pratique conscientemente o jogo;
- aceite as disputas como elementos da disputa e não como uma atitude de rivalidade frente aos demais;
- compreenda discutindo e estabelecendo relações entre as atividades esportivas e as danças, como fatos históricos, sociais e políticos;
- apresente alternativas teóricas/práticas para a solução de problemas de tática esportiva;
- demonstre atitudes de cooperação, solidariedade e autonomia;
- execute atividades associadas a diferentes ritmos e coreografias;
- utilize adequadamente as horas de lazer;
- participe efetivamente das atividades extra-classe;
- apresente hábitos posturais consolidados;
- conheça e distinga claramente os históricos das modalidades esportivas;
- utilize claramente as palavras de cortesia;
- conheça e utilize o material e uniforme adequados;
- mantenha e divulgue o conhecimento do bom andamento;
- discuta criticamente a sua participação nas atividades;
- amplie seu auto-conhecimento;
- participe ativamente dos projetos transversais;
- desenvolva seus aspectos críticos e auto-críticos;
- respeite a si e ao outro (limites corporais, desempenho, interesse biotípico, gênero, classe social, habilidades, erros).
Geografia
- fazer o aluno compreender porque o Brasil é um país de terceiro mundo, sendo riquíssimo, tanto no extrativismo mineral quanto no vegetal;
- destacar a evolução industrial no sudeste brasileiro e sua integração com as demais regiões;
- levar o aluno a compreender o porque dos movimentos migratórios internos;
- esclarecer aos alunos as diferenças que há entre as regiões e o que propicia tais diferenças;
- passar ao aluno as diferenças que há no potencial hídrico brasileiro e no que isso implica;
- mostrar ao aluno que a distribuição de renda é mal feita e isso causa as grandes disparidades das classes sociais;
- levar o aluno a perceber que os tipos de climas existentes interferem nos tipos de vegetação.
Educação Artística
Levar o aluno a:
- conhecer e trabalhar linhas em geometria;
- observar as diferentes expressões fisionômicas;
- observar a natureza;
- identificar e traçar ovais;
- conceituar desenho animado e conhecer uma técnica artesanal de fazê-lo;
- conceituar logotipo e conhecer exemplos criados por desenhistas brasileiros;
- introduzir elementos de geometria como suporte para as composições plásticas;
- conhecer os principais polígonos;
- conhecer famílias de letras em catálogos de empresas de composição;
- observar as diferentes possibilidades de trabalho com recorte e colagem;
- conceituar e identificar diferentes tipos de ilustração;
- reconhecer a importância da ilustração na literatura;
- reconhecer o jornal da escola como importante veículo de intercâmbio cultural;
- identificar cores-luz e cores-pigmento opacas e transparentes;
- identificar a cor como um dos mais importantes elementos da comunicação;
- conceituar comunicação visual e identificar seus elementos;
- conceituar e conhecer as harmonias básicas das cores.
Matemática
- Apoiar os alunos oferecendo-lhes propostas de ensino mais atualizado e sugestões de atividades que possibilitem ao processo ensino-aprendizagem realizar-se de forma natural e eficiente.
- Auxiliar no desenvolvimento de um planejamento prático que permita estabelecer objetivos de acordo com o conteúdo e as atividades propostas
Língua Portuguesa/Produção de Texto
Levar o aluno a reconhecer as diferentes unidades significativas que compõem uma palavra e:
- reconhecer famílias de palavras;
- produzir textos;
- produzir crônicas;
- grafar e acentuar;
- pontuar;
- conhecer o emprego do verbo;
- classificar pronomes.
História
Levar o aluno ao entendimento de:
- caracterizar as transformações ocorridas na agricultura européia durante a Baixa Idade Média;
- renascimento urbano; fatores da expansão comercial européia dos séculos 14 e 15; mostrar o papel relevante de Portugal na expansão marítima, destacar os fatores do pioneirismo português na expansão marítima européia; mostrar as principais características das comunidades indígenas do Brasil; contato entre a cultura européia e as culturas indígenas; relacionar as medidas tomadas pela Coroa portuguesa para o Brasil; submissão e destruição das culturas asteca e inca; relacionar a colonização do Brasil com a conjuntura econômica e as estruturas de poder.
Educação Física
Fazer com que o aluno:
- desenvolva o pensamento operatório formal;
- aprimore as capacidades físicas e habilidades motoras;
- demonstre desenvoltura, segurança e coordenação na execução das atividades físicas propostas;
- estabeleça seu próprio programa de desenvolvimento de condição física e motora;
- utilize adequadamente os fundamentos na prática do jogo;
- pratique conscientemente o jogo;
- aceite as disputas como elementos da disputa e não como uma atitude de rivalidade frente aos demais;
- compreenda discutindo e estabelecendo relações entre as atividades esportivas e as danças, como fatos históricos, sociais e políticos;
- apresente alternativas teórico-práticas para a solução de problemas de tática esportiva;
- demonstre atitudes de cooperação, solidariedade e autonomia;
- execute atividades associadas a diferentes ritmos e coreografias;
- utilize adequadamente as horas de lazer;
- participe efetivamente das atividades extraclasse;
- apresente hábitos posturais consolidados;
- conheça e distinga claramente os históricos das modalidades esportivas;
- utilize claramente as palavras de cortesia;
- conheça e utilize o material e uniforme adequado;
- mantenha e divulgue o conhecimento do bom andamento;
- discuta criticamente a sua participação nas atividades;
- amplie seu autoconhecimento;
- participe ativamente dos projetos transversais;
- desenvolva seus aspectos críticos e autocríticos;
- respeite a si e ao outro (limites corporais, desempenho, interesse biotípico, gênero, classe social, habilidades, erros).