sexta-feira, 13 de junho de 2014

5.3.2 - Síntese dos Objetivos dos Conteúdos Programáticos - ENSINO MÉDIO - 2ª SÉRIE


5.3 - Síntese dos Objetivos dos Conteúdos Programáticos

5.3.2 - ENSINO MÉDIO

Segunda Série



História

Espera-se, no final do ano, que os alunos sejam capazes de:

- reconhecer as razões da crise do sistema colonial e a consolidação dos estados nacionais;

- reconhecer as razões da crise do sistema colonial brasileiro e a consolidação do estado brasileiro;

- distinguir os principais pontos do socialismo e a decadência da burguesia;

- refletir sobre a hegemonia norte-americana nos países latinos e no mundo;

- conscientizar-se a respeito do fenômeno da globalização e seus efeitos;

- Ter iniciativa e autonomia na realização de trabalhos individuais e coletivos;

- Utilizar fontes históricas em suas pesquisas escolares.



Biologia

Levar o aluno a:

- relacionar e classificar os seres vivos de acordo com suas características, entendendo a importância de cada um na natureza; e também obter conhecimentos sobre fisiologia animal;

- relacionar e classificar os seres vivos de acordo com suas características, entendendo a importância de cada um na natureza, obtendo conhecimentos sobre a fisiologia dos vegetais.



Química

Levar o aluno a:

- compreender a importância dos cálculos químicos, podendo, assim, analisar quantitativamente os elementos químicos e moléculas, tendo como padrão o número de Avogadro.

- massas (atômica, molecular); átomo-grama, molécula-grama, nº de Avogadro, volume molecular, estequiométrica.



Geografia

Levar o aluno a entender:

- que a industrialização do Brasil tomou impulso no governo Juscelino, atraindo grandes capitais externos, através das empresas multinacionais; e que esse processo sofreu altos e baixos, em função da abertura de mercado;

- que a industrialização não se encontra mais concentrada no Sul e Sudeste, estando dispersa em outras regiões do Brasil;

- que o crescimento horizontal dos centros urbanos se dá nas margens das grandes rodovias e que o mesmo não respeita a legislação ambiental, ocasionando problemas sociais;

- o campo e a cidade tornaram-se um elo, dado que a agricultura comercial depende cada dia mais de insumos agrícolas industrializados;

- que o desmatamento em demasia e sem controle da floresta equatorial brasileira trará graves conseqüências para o meio ambiente.



Língua estrangeira - Inglês

- oferecer ao aluno a oportunidade de contato com a língua inglesa a partir de sua realidade, tornando o ensino da mesma algo prazeroso;

- fazer com que o aluno perceba a importância da Escola e de uma Segunda língua como instrumento eficaz da conquista do mercado de trabalho.



Matemática

Levar o aluno a:

- achar as soluções dos sistemas lineares;

- conceituar as soluções dos sistemas lineares;

- classificar os sistemas lineares;

- identificar uma matriz e seus elementos;

- conceituar determinantes;

- utilizar regras para resolver sistemas lineares por determinantes;

- reconhecer, nomear e classificar as formas geométricas;

- caracterizar e classificar os prismas;

- calcular áreas, volumes e perímetros de prismas.



Literatura

Levar o aluno a:

- conhecer os diferentes tipos de romance situando-os no tempo e espaço e ampliando o conhecimento sobre cada fato histórico na realidade;

- conscientização /despertar do senso crítico e acordar o aluno para o significado verdadeiro da palavra cidadão;

- ter contato com diversos portadores de textos, inserindo-se no contexto social como ser transformador da realidade;

- tornar-se capaz de comunicar-se dentro da norma culta;

- conhecer e produzir textos;

- conhecer e valorizar nossa cultura, através da música popular.



Física

- levar os alunos a pesquisar; instigá-los a buscar, informar-se e investigar sobre o conteúdo desejado;

- levar o aluno a desenvolver responsabilidade; quanto aos critérios e compromisso com a apresentação;

- levar o aluno a desenvolver a criatividade, estimulando-os a explorar o potencial criativo e agilidade de raciocínio.



Língua Portuguesa

Levar os alunos a:

- classificar palavras conforme sua função sintática;

- estudar o substantivo e o o adjetivo, suas flexões de grau, gênero e número;

- discutir o que é arte e qual a sua importância para o mundo;

- observar o romantismo;

- enfocar a 1ª, 2ª e a 3ª gerações românticas brasileiras;

- relacionar as 3 gerações românticas, obras artísticas contemporâneas: observar que a arte sempre ocorre o resgate de determinadas características;

- organizar as idéias e transpô-las para o papel;

- detectar as diversas interpretações de um texto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário