sexta-feira, 13 de junho de 2014

5.3.2 - SÍNTESE DOS OBJETIVOS DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - ENSINO MÉDIO - 2ª SÉRIE


História


Espera-se, no final do ano, que os alunos sejam capazes de:
  • reconhecer as razões da crise do sistema colonial e a consolidação dos estados nacionais;
  • reconhecer as razões da crise do sistema colonial brasileiro e a consolidação do estado brasileiro;
  • distinguir os principais pontos do socialismo e a decadência da burguesia;
  • refletir sobre a hegemonia norte-americana nos países latinos e no mundo;
  • conscientizar-se a respeito do fenômeno da globalização e seus efeitos;
  • ter iniciativa e autonomia na realização de trabalhos individuais e coletivos;
  • utilizar fontes históricas em suas pesquisas escolares.

Biologia


Levar o aluno a:
  • relacionar e classificar os seres vivos de acordo com suas características, entendendo a importância de cada um na natureza; e também obter conhecimentos sobre fisiologia animal;
  • relacionar e classificar os seres vivos de acordo com suas características, entendendo a importância de cada um na natureza, obtendo conhecimentos sobre a fisiologia dos vegetais.


Química


Levar o aluno a:
  • compreender a importância dos cálculos químicos, podendo, assim, analisar quantitativamente os elementos químicos e moléculas, tendo como padrão o número de Avogadro.
  • massas (atômica e molecular); átomo-grama, molécula-grama, nº de Avogadro, volume molecular, estequiométrica.

Geografia


Levar o aluno a entender:
  • que a industrialização do Brasil tomou impulso no governo Juscelino, atraindo grandes capitais externos, através das empresas multinacionais; e que esse processo sofreu altos e baixos, em função da abertura de mercado;
  • que a industrialização não se encontra mais concentrada no Sul e Sudeste, estando dispersa em outras regiões do Brasil;
  • que o crescimento horizontal dos centros urbanos se dá nas margens das grandes rodovias e que o mesmo não respeita a legislação ambiental, ocasionando problemas sociais;
  • o campo e a cidade tornaram-se um elo, dado que a agricultura comercial depende cada dia mais de insumos agrícolas industrializados;
  • que o desmatamento em demasia e sem controle da floresta equatorial brasileira trará graves conseqüências para o meio ambiente.

Língua estrangeira - Inglês

  • oferecer ao aluno a oportunidade de contato com a língua inglesa a partir de sua realidade, tornando o ensino da mesma algo prazeroso;
  • fazer com que o aluno perceba a importância da Escola e de uma Segunda língua como instrumento eficaz da conquista do mercado de trabalho.

Matemática


Levar o aluno a:
  • achar as soluções dos sistemas lineares;
  • conceituar as soluções dos sistemas lineares;
  • classificar os sistemas lineares;
  • identificar uma matriz e seus elementos;
  • conceituar determinantes;
  • utilizar regras para resolver sistemas lineares por determinantes;
  • reconhecer, nomear e classificar as formas geométricas;- caracterizar e classificar os prismas;
  • calcular áreas, volumes e perímetros de prismas.

Literatura


Levar o aluno a:

  • conhecer os diferentes tipos de romance situando-os no tempo e espaço e ampliando o conhecimento sobre cada fato histórico na realidade;
  • conscientização /despertar do senso crítico e acordar o aluno para o significado verdadeiro da palavra cidadão;
  • ter contato com diversos portadores de textos, inserindo-se no contexto social como ser transformador da realidade;
  • tornar-se capaz de comunicar-se dentro da norma culta;
  • conhecer e produzir textos;
  • conhecer e valorizar nossa cultura, através da música popular.

Física

  • levar os alunos a pesquisar; instigá-los a buscar, informar-se e investigar sobre o conteúdo desejado;
  • levar o aluno a desenvolver responsabilidade; quanto aos critérios e compromisso com a apresentação;
  • levar o aluno a desenvolver a criatividade, estimulando-os a explorar o potencial criativo e agilidade de raciocínio.

Língua Portuguesa


Levar os alunos a:

  • classificar palavras conforme sua função sintática;
  • estudar o substantivo e o  adjetivo, suas flexões de grau, gênero e número;
  • discutir o que é arte e qual a sua importância para o mundo;
  • observar o romantismo;
  • enfocar a 1ª, 2ª e a 3ª gerações românticas brasileiras;
  • relacionar as 3 gerações românticas, obras artísticas contemporâneas: observar que a arte sempre ocorre o resgate de determinadas características;
  • organizar as idéias e transpô-las para o papel;
  • detectar as diversas interpretações de um texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário