- reconhecer as razões da crise do sistema colonial e a consolidação dos estados nacionais;
- reconhecer as razões da crise do sistema colonial brasileiro e a consolidação do estado brasileiro;
- distinguir os principais pontos do socialismo e a decadência da burguesia;
- refletir sobre a hegemonia norte-americana nos países latinos e no mundo;
- conscientizar-se a respeito do fenômeno da globalização e seus efeitos;
- ter iniciativa e autonomia na realização de trabalhos individuais e coletivos;
- utilizar fontes históricas em suas pesquisas escolares.
Biologia
- relacionar e classificar os seres vivos de acordo com suas características, entendendo a importância de cada um na natureza; e também obter conhecimentos sobre fisiologia animal;
- relacionar e classificar os seres vivos de acordo com suas características, entendendo a importância de cada um na natureza, obtendo conhecimentos sobre a fisiologia dos vegetais.
Química
Levar o aluno a:
- compreender a importância dos cálculos químicos, podendo, assim, analisar quantitativamente os elementos químicos e moléculas, tendo como padrão o número de Avogadro.
- massas (atômica e molecular); átomo-grama, molécula-grama, nº de Avogadro, volume molecular, estequiométrica.
Geografia
Levar o aluno a entender:
- que a industrialização do Brasil tomou impulso no governo Juscelino, atraindo grandes capitais externos, através das empresas multinacionais; e que esse processo sofreu altos e baixos, em função da abertura de mercado;
- que a industrialização não se encontra mais concentrada no Sul e Sudeste, estando dispersa em outras regiões do Brasil;
- que o crescimento horizontal dos centros urbanos se dá nas margens das grandes rodovias e que o mesmo não respeita a legislação ambiental, ocasionando problemas sociais;
- o campo e a cidade tornaram-se um elo, dado que a agricultura comercial depende cada dia mais de insumos agrícolas industrializados;
- que o desmatamento em demasia e sem controle da floresta equatorial brasileira trará graves conseqüências para o meio ambiente.
Língua estrangeira - Inglês
- oferecer ao aluno a oportunidade de contato com a língua inglesa a partir de sua realidade, tornando o ensino da mesma algo prazeroso;
- fazer com que o aluno perceba a importância da Escola e de uma Segunda língua como instrumento eficaz da conquista do mercado de trabalho.
Matemática
Levar o aluno a:
- achar as soluções dos sistemas lineares;
- conceituar as soluções dos sistemas lineares;
- classificar os sistemas lineares;
- identificar uma matriz e seus elementos;
- conceituar determinantes;
- utilizar regras para resolver sistemas lineares por determinantes;
- reconhecer, nomear e classificar as formas geométricas;- caracterizar e classificar os prismas;
- calcular áreas, volumes e perímetros de prismas.
Literatura
Levar o aluno a:
- conhecer os diferentes tipos de romance situando-os no tempo e espaço e ampliando o conhecimento sobre cada fato histórico na realidade;
- conscientização /despertar do senso crítico e acordar o aluno para o significado verdadeiro da palavra cidadão;
- ter contato com diversos portadores de textos, inserindo-se no contexto social como ser transformador da realidade;
- tornar-se capaz de comunicar-se dentro da norma culta;
- conhecer e produzir textos;
- conhecer e valorizar nossa cultura, através da música popular.
Física
- levar os alunos a pesquisar; instigá-los a buscar, informar-se e investigar sobre o conteúdo desejado;
- levar o aluno a desenvolver responsabilidade; quanto aos critérios e compromisso com a apresentação;
- levar o aluno a desenvolver a criatividade, estimulando-os a explorar o potencial criativo e agilidade de raciocínio.
Língua Portuguesa
Levar os alunos a:
- classificar palavras conforme sua função sintática;
- estudar o substantivo e o adjetivo, suas flexões de grau, gênero e número;
- discutir o que é arte e qual a sua importância para o mundo;
- observar o romantismo;
- enfocar a 1ª, 2ª e a 3ª gerações românticas brasileiras;
- relacionar as 3 gerações românticas, obras artísticas contemporâneas: observar que a arte sempre ocorre o resgate de determinadas características;
- organizar as idéias e transpô-las para o papel;
- detectar as diversas interpretações de um texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário