sexta-feira, 13 de junho de 2014

2 - IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA


2 - IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

2.1 - Identificação
Escola Estadual "Professor Suetônio Bittencourt Júnior”

2.1.1 - Localização
Praça Visconde de Ouro Preto, s/nº
CEP 11025-190 - Fone: 3236 9974
Bairro do Estuário
Santos - SP

2.1.2 - Atos Legais
Criação
Decreto 42.703/63 – DOE de 30/11/1963
Res. SE 16/76 – DOE de 23/01/1976
Res. SE 75/97 – DOE de 12/06/1997

2.1.3 - Códigos da Unidade Escolar
CIE - 011782
U.A. – 41.534

2.1.4 - Jurisdição
Diretoria de Ensino - Região Santos

2.1.5 - Modalidades de Ensino: Cursos e Ciclos
A Escola oferece cursos de Ensino Fundamental (Ciclo II), Ensino Médio Regular e EJA ministrados em horários diferenciados, nos períodos matutino, vespertino e noturno, em 3 turnos.

2.1.6 - Direção
Isaura Pinto Gonçalves - Diretor de Escola;
José Luiz Ribeiro Júnior - Vice-Diretor de Escola;

2.1.7 - Coordenação Pedagógica
Maria Aparecida Fernandes Ursini - Professora Coordenadora Ensino Fundamnetal
João Fernandes Lopes - Professor Coordenador Ensino Médio.



2.2 - Escola e Comunidade - Caracterização

2.2.1 - Recursos Físicos
A Escola Estadual "Professor Suetônio Bittencourt Júnior" está instalada num prédio atualmente em reparos. Por ser um prédio com uma arquitetura diferenciada, construída na década de 60, serve de estudo para o Curso de Arquitetura da Universidade de São Paulo. 10 salas de aula, sala de professores, sala de secretaria, biblioteca, laboratório, sala da Direção, sala do Vice-diretor, 01 sala para os Professores Coordenadores, laboratório de informática (sala adaptada), sala de educação física, almoxarifado, 1 dispensa, cozinha, 17 sanitários, para alunos, administração e professores, depósito, residência do ocupante de zeladoria, amplo pátio coberto, jardins (interno e externo ao prédio) quadra poli-esportiva, áreas livres e cantina.

A salas não são muito amplas, assim como os corredores. A conservação em geral é boa, graças ao trabalho de conscientização de alunos e comunidade visando à preservação do prédio escolar.
 2.2.2 - Recursos Técnicos e Pedagógicos

A Escola está equipada para dar execução às suas atividades educacionais. Conta com antena parabólica, 3 aparelhos de televisão , 3 notebooks, 3 datashows, 1 televisão 3D, 13 óculos 3D, Central de água gelada no pátio, 10 condicionadores de ar, 10 câmeras na salas de aula,  3 DVD, 14 computadores no laboratório de informática,  impressora HP Laserjet 1100, aparelho de som com acessórios e caixas acústicas, 2 filmadoras e 2 máquinas fotográfica, 1 fax, 1 HP Photosmart ,1  copiadora, 1 mimeógrafo, biblioteca com aproximadamente 10.000 volumes. Possui também material pedagógico específico (jogos, etc.). A parte de administração está bem instalada, com mobiliário e equipamentos adequados ao seu uso. Há ainda 6 microcomputadores, instalados na secretaria, sala de coordenação e biblioteca. A cozinha conta com os equipamentos necessários para a consecução de suas atividades. Há ainda equipamentos elétricos e ferramentas para limpeza e manutenção das instalações.

2.2.3 - Recursos Humanos
Oferecendo Ensino Fundamental (Ciclo II), Ensino Médio Regular e EJA, a Escola conta com 87 professores em seu quadro, sendo 5 afastados por motivos diversos como licença saúde, designações junto a DERS e Museu de Pesca, Coordenador do período noturno e 2 readaptados na biblioteca e 1 na secretaria. A administração compõe-se de 1 Secretário, 05 Agentes de Organização Escolar, 4 Agentes de Serviço Escolar e 1 Ocupante de Zeladoria. Dos funcionários administrativos, 1 se encontra afastado, para tratamento de saúde.

2.2.4 - A Clientela
Fazendo parte da comunidade, é fundamental que a Escola conheça o contexto social de sua vizinhança e da clientela a que serve. Apesar de óbvia, nem sempre essa percepção é alcançada pelas unidades escolares, muitas vezes absorvidas na atividade educativa como expressão de um processo burocrático e indefinido. Conhecer a comunidade em que está inserida (e, portanto, sua clientela), suas necessidades, potencialidades e expectativas, adequando a elas seu trabalho de atendimento educacional, é a única forma possível para a Escola atender às suas finalidades - formar cidadãos, conscientes e capaz, fornecendo, ainda, os conteúdos e habilidades necessários à sua melhor inserção no ambiente social.
A clientela da Escola Estadual "Professor Suetonio Bittencourt Júnior" não difere das de outras escolas públicas: carenciada de modo geral, muitas vezes desnutrida, proveniente de lares desfeitos ou desestruturados pela falta de emprego ou atividade econômica, alcoolismo e uso de drogas. Dentro desse quadro, estudar, para uns, torna-se a única forma de escapar desse ambiente - e, para outros, uma atividade de rotina, desvinculada das finalidades que nos levam - direção, coordenação e docentes - à tarefa diária de oferecer-lhes as melhores condições possíveis de educação e inserção no ambiente social.
Nossa Escola conta com o EJA que procura atender à defasagem idade/série, e incentivamos a prática esportiva com o seguinte lema: “Esporte não é droga, pratique”.

2.2.5 - A Comunidade
A Escola Estadual "Professor Suetônio Bittencourt Júnior" está localizada no Bairro Estuário,  onde há toda uma população de família de classe média baixa. Observa-se a tendência  de casas e sobrados há serem substituídos por edifícios de apartamentos com mais de 5 andares, contribuindo para o crescimento demográfico da região e atraindo famílias com maior poder aquisitivo.
São pouco moradores que possuem formação técnica e universitária; trabalham na Estiva, Codesp, Cosipa, com mão de obra não especializada; há os que trabalham no comércio e os que prestam serviços sem nenhum registro em carteira. Assim, podemos concluir que nossos alunos são oriundos de famílias cuja renda não ultrapassa a cinco salários mínimos, já que mais de 80% deles moram no Estuário, bairro que a Escola está localizada.
A Escola mantém um bom relacionamento com a comunidade com participação da mesma nas atividades regulares da Escola.

2.2.6 - Análise do Processo Educacional
Em termos de rendimento escolar, os dados pesquisados nos oferecem um resultado não diferente da maioria das escolas públicas de São Paulo. Vários alunos conseguiram bolsas integrais através dos resultados do ENEM de 2010 e conquistaram universidades federais em Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Fatec, Usp é 100% de bolsas nas universidades particulares.
A demanda recebida do Ciclo I necessita de Projetos de Reforço e Recuperação de Língua Português e Matemática.
 Após as notas bimestrais, a Direção da Unidade Escolar faz uma análise dos resultados obtidos de todas as séries através dos consolidados e dependendo do alto índice de retenção, em determinada disciplina é solicitado nominalmente, por ofício ao professor responsável pela classe que retome os conteúdos não assimilados, buscando novas soluções para dificuldades encontradas.
No final do ano, Após o conselho de classe se faz o levantamento dos alunos que necessitam de recuperação paralela, com defasagem de conteúdos não apredidos, para o ano seguinte.
É uma Escola muito procurada pela comunidade e adjacências com lista de espera. Não apresenta violência e problemas com drogas.

Não é uma escola depredada, desenvolvemos um Projeto de Preservação do Patrimônio Público, onde a grande parte dos alunos dão sua contribuição.