sexta-feira, 29 de abril de 2016

2 - IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA


2.1 - Identificação


Escola Estadual "Professor Suetônio Bittencourt Júnior”

Localização


Praça Visconde de Ouro Preto, s/nº
CEP 11025-190 - Fone: 3236 9974
Bairro do Estuário
Santos - SP

Atos Legais


Criação
Decreto 42.703/63 – DOE de 30/11/1963
Res. SE 16/76 – DOE de 23/01/1976
Res. SE 75/97 – DOE de 12/06/1997

Códigos da Unidade Escolar


CIE - 011782
U.A. – 41.534

Jurisdição


Diretoria de Ensino - Região Santos

Modalidades de Ensino: Cursos e Ciclos


A Escola oferece cursos de Ensino Fundamental (Ciclo II), Programa de Ensino Integral, Ensino Médio Regular, ministrados em horários diferenciados, nos períodos diurno e noturno.

Direção


Isaura Pinto Gonçalves - Diretor de Escola
Márcia Fátima de Oliveira Pereira - Vice-Diretor de Escola Integral
Gildete Silva Lima – Vice Diretor do Ensino Médio

Coordenação Pedagógica


Cynthia Helena Fuschini Feliz Dias – Professora Coordenadora Geral do Programa de Ensino Integral
Amélia Jussara de Mattos - Professora Coordenadora Ensino Médio.



2.2 - Escola e Comunidade - Caracterização


Recursos Físicos

A Escola Estadual "Professor Suetônio Bittencourt Júnior" está instalada num prédio atualmente em reparos. Por ser um prédio com uma arquitetura diferenciada, construída na década de 60, serve de estudo para o Curso de Arquitetura da Universidade de São Paulo, com 10 salas de aula, sala de professores, sala de secretaria, biblioteca, laboratório, sala da Direção, sala do Vice-diretor, 01 sala para os Professores Coordenadores, laboratório de informática (sala adaptada), almoxarifado, 1 dispensa, cozinha, 17 sanitários, para alunos, administração e professores, depósito,   zeladoria, pátio coberto, jardins (interno e externo ao prédio) quadra poli-esportiva, áreas livres e cantina.

As salas não são muito amplas, assim como os corredores. A conservação em geral é boa, graças ao trabalho de conscientização com os  alunos trabalhando com o  Projeto de Preservação do Patrimônio Público e comunidade.

 Recursos Técnicos e Pedagógicos


A Escola está equipada para dar execução às suas atividades educacionais. Conta com antena parabólica, 3 aparelhos de televisão de 47 polegadas , 3 notebooks, 3 datashows, 1 televisão 3D, 35 óculos 3D, 02 Centrais de água gelada no pátio, 16 condicionadores de ar, 10 câmeras na salas de aula, 3 DVDs, 20 computadores no laboratório de informática,  impressora HP Laserjet 1100, aparelho de som com acessórios e caixas acústicas, 02 filmadoras e 02 máquinas fotográfica, 1 HP Photosmart , 03 copiadoras, biblioteca com aproximadamente 10.000 volumes e um computador na sala. Possui também material pedagógico específico (jogos, etc.). A parte de administração está bem instalada, com mobiliário e equipamentos adequados ao seu uso. Há ainda 05 microcomputadores, instalados na secretaria, sala de coordenação e biblioteca. A cozinha conta com os equipamentos necessários para a consecução de suas atividades. Há ainda equipamentos elétricos e ferramentas para limpeza e manutenção das instalações.

Recursos Humanos


Oferecendo Ensino Fundamental (Ciclo II), Ensino Médio Regular, a Escola conta com 57 professores em seu quadro, sendo 08 afastados por motivos diversos como licença saúde, designações junto a DERS, Cesma, afastamento pela 202, Escola de Período Integral, Coordenador do Programa de Ensino Integral, Coordenador do período noturno e 02 readaptados na biblioteca e 1 na secretaria. A administração compõe-se de 01 Gerente de Organização, 09 Agentes de Organização Escolar, 4 Agentes de Serviço Escolar e 1 Ocupante de Zeladoria. Dos funcionários administrativos, a secretária se encontra afastada como GOE em outra unidade escolar.

A Clientela


Fazendo parte da comunidade, é fundamental que a Escola conheça o contexto social de sua vizinhança e da clientela a que serve. Apesar de óbvia, nem sempre essa percepção é alcançada pelas unidades escolares, muitas vezes absorvidas na atividade educativa como expressão de um processo burocrático e indefinido. Conhecer a comunidade em que está inserida, suas necessidades, potencialidades e expectativas, adequando a elas seu trabalho de atendimento educacional, é a única forma possível para a Escola atender às suas finalidades - formar cidadãos, conscientes e capaz, fornecendo, ainda, os conteúdos e habilidades necessários à sua melhor inserção no ambiente social.
A clientela da Escola Estadual "Professor Suetônio Bittencourt Júnior" não difere das outras escolas públicas: carente de modo geral, proveniente de lares desfeitos ou desestruturados pela falta de emprego ou atividade econômica, alcoolismo e uso de drogas. Dentro desse quadro, estudar, para uns, torna-se a única forma de escapar desse ambiente e, para outros, uma atividade de rotina, desvinculada das finalidades que nos levam - direção, coordenação e docentes - à tarefa diária de oferecer-lhes as melhores condições possíveis de educação e inserção no ambiente social.

A Comunidade


A Escola Estadual "Professor Suetônio Bittencourt Júnior" está localizada no Bairro Estuário, onde há toda uma população de família de classe média baixa. Observa-se a tendência de casas e sobrados são substituídos por edifícios com mais de 10 andares, contribuindo para o crescimento demográfico da região e atraindo famílias com maior poder aquisitivo.
São poucos moradores que possuem formação técnica e universitária provenientes dos bairros do Macuco e Estuário; trabalham na Estiva, Codesp, com mão de obra não especializada; há os que trabalham no comércio e os que prestam serviços sem nenhum registro em carteira. Assim, podemos concluir que nossos alunos são oriundos de famílias cuja renda não ultrapassa a cinco salários mínimos, já que mais de 80% deles mora no Estuário, bairro que a Escola está localizada.
A Escola mantém um bom relacionamento com a comunidade com participação da mesma nas atividades regulares da Escola.

Análise do Processo Educacional


Em termos de rendimento escolar, os dados pesquisados nos oferecem um resultado não diferente da maioria das escolas públicas de São Paulo. Vários alunos 
conseguem bolsas integrais através dos resultados do ENEM de 2014 e conquistaram universidades federais em Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Fatec, Usp é 100% de bolsas nas universidades particulares. 
A demanda recebida do Ciclo I necessita de Projetos de Reforço e Recuperação de Língua Português e Matemática.
 Após avaliação diagnóstica elaborada pela Secretaria da Educação, a Direção da Unidade Escolar juntamente com a Equipe Pedagógica faz uma análise dos resultados obtidos de todas as séries faz-se o planejamento para recuperar os conteúdos não aprendidos.
É uma Escola muito procurada pela comunidade e adjacências com várias inscrições aguardando oportunidade para cursar nesta U.E.. Não apresenta violência e problemas com drogas.

Não é uma escola depredada, desenvolvemos um Projeto de Preservação do Patrimônio Público, onde os alunos são os protagonistas.