sexta-feira, 13 de junho de 2014

5.3.2 - Síntese dos Objetivos dos Conteúdos Programáticos - ENSINO MÉDIO - 1ª SÉRIE



5.3 - Síntese dos Objetivos dos Conteúdos Programáticos

5.3.2 - ENSINO MÉDIO



Primeira Série


Química

Levar o aluno a:

- entender as semelhanças e diferenças dos diversos elementos químicos quanto à sua estrutura atômica, podendo assim classificá-los e identificá-los;

- compreender a importância da tabela periódica.



Geografia

Levar o aluno a:

- perceber que o marxismo já existia antes da 2ª Guerra e que essa ideologia foi implantada por Lênin na Rússia e após a 2ª guerra fortaleceu-se muito, com a unificação de vários países;

- compreender que com a reunificação das Alemanhas, o socialismo teve ainda mais evidenciada a sua decadência;

- saber que ainda existem países socialistas;

- entender que a ONU é um orgão soberano e apaziguador;

- perceber que o mundo capitalista desenvolveu indústrias em larga escala e muitos países subdesenvolvidos tornaram-se industrializados, absorvendo inúmeras empresas multinacionais;



Literatura

Oferecer ao aluno condições para:

- desenvolver seu senso analítico para que possa analisar, opinar sobre todo tipo de assunto que se apresente;

- reconhecer, dentro de uma obra, seu período literário.



Biologia

Levar o aluno a compreender os aspectos ferais a química e fisiologia celular, da reprodução, embriologia e histologia;

Abordar os seguintes temas, utilizando a transversalidade:

- aborto, gravidez precoce, valorização da vida;

- tabagismo, alcoolismo e uso de drogas.



Língua estrangeira – Inglês

Oferecer ao aluno:

- oportunidade para ter contato com a língua, a partir da própria realidade;

- a possibilidade de usar a língua como instrumento de maior visão do mundo globalizado;

- a possibilidade de Ter despertado o interesse pela língua, dando-lhe oportunidade de crescer profissionalmente, valorizando o Inglês e tendo pelo mesmo prazer em aprender.



Matemática

Levar o aluno a:

- ao desenvolvimento do espírito crítico para a formação do cidadão;

- aplicação prática e desenvolvimento do raciocínio;

- ao conceito de funções e a necessidade do símbolo para facilitar a comunicação.



Física

Levar o aluno a:

- entender e compreender o movimento dos corpos de acordo com as grandezas físicas a serem estudadas (trajetória, posição escalar, espaço, velocidade e aceleração);

- ao estudo da cinemática.



Língua Portuguesa

Levar o aluno a:

- refletir sobre a função do humor: discutir, criticar, transformar;

- desenvolver estratégia de leitura;

- comparar textos;

- aprimorar a leitura oral;

- debater temas propostos;

- ler por prazer;

- produzir textos narrativos, fazendo uso os tipos de discurso.



Educação Artística

Possibilitar a vivência e a reflexão sobre experiências artísticas e estéticas articuladas com finalidades mais amplas da educação, entre as quais:

- preparação para o trabalho;

- desenvolvimento da sensibilidade;

- formação do indivíduo/cidadão contemporâneo;

- compreender a realidade, para humanização da vida e para a construção da cidadania.