- entender as semelhanças e diferenças dos diversos elementos químicos quanto à sua estrutura atômica, podendo assim classificá-los e identificá-los;
- compreender a importância da tabela periódica.
Geografia
Levar o aluno a:
- perceber que o marxismo já existia antes da 2ª Guerra e que essa ideologia foi implantada por Lênin na Rússia e após a 2ª guerra fortaleceu-se muito, com a unificação de vários países;
- compreender que com a reunificação das Alemanha, o socialismo teve ainda mais evidenciado a sua decadência;
- saber que ainda existem países socialistas;
- entender que a ONU é um órgão soberano e apaziguador;
- perceber que o mundo capitalista desenvolveu indústrias em larga escala e muitos países subdesenvolvidos tornaram-se industrializados, absorvendo inúmeras empresas multinacionais;
Literatura
Oferecer ao aluno condições para:
- desenvolver seu senso analítico para que possa analisar, opinar sobre todo tipo de assunto que se apresente;
- reconhecer, dentro de uma obra, seu período literário.
Biologia
Levar o aluno a compreender os aspectos ferais a química e fisiologia celular, da reprodução, embriologia e histologia;
Abordar os seguintes temas, utilizando a transversalidade:
- aborto, gravidez precoce, valorização da vida;
- tabagismo, alcoolismo e uso de drogas.
Língua estrangeira – Inglês
Oferecer ao aluno:
- oportunidade para ter contato com a língua, a partir da própria realidade;
- a possibilidade de usar a língua como instrumento de maior visão do mundo globalizado;
- a possibilidade de Ter despertado o interesse pela língua, dando-lhe oportunidade de crescer profissionalmente, valorizando o Inglês e tendo pelo mesmo prazer em aprender.
Matemática
Levar o aluno a:
- ao desenvolvimento do espírito crítico para a formação do cidadão;
- aplicação prática e desenvolvimento do raciocínio;
- ao conceito de funções e a necessidade do símbolo para facilitar a comunicação.
Física
Levar o aluno a:
- entender e compreender o movimento dos corpos de acordo com as grandezas físicas a serem estudadas (trajetória, posição escalar, espaço, velocidade e aceleração);
- ao estudo da cinemática.
Língua Portuguesa
Levar o aluno a:
- refletir sobre a função do humor: discutir, criticar, transformar;
- desenvolver estratégia de leitura;
- comparar textos;
- aprimorar a leitura oral;
- debater temas propostos;
- ler por prazer;
- produzir textos narrativos, fazendo uso os tipos de discurso.
Arte
Possibilitar a vivência e a reflexão sobre experiências
artísticas e estéticas articuladas com finalidades mais amplas da educação,
entre as quais:
- preparação para o trabalho;
- desenvolvimento da sensibilidade;
- formação do indivíduo/cidadão contemporâneo;
- compreender a realidade, para humanização da vida e para a construção da cidadania.